Professores do curso

Anelise Guadagnin Dalberto

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atua como professora assistente da Universidade Estadual de Maringá no curso de Design. Tem experiência na área de Arquitetura, Planejamento Urbano e Ensino.

lates

Bruno Montanari Razza

Possui graduação em Desenho Industrial pela UNESP (2004), mestrado em Desenho Industrial pela UNESP (2007) e doutorado em Design pela UNESP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Experiência do Usuário, Usabilidade, Ergonomia, biomecânica e Design Emocional.

lates

Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestre (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área de Desenho Industrial, na linha de pesquisa de Planejamento de Produto e Doutora (2013) em Design pela UNESP na linha de pesquisa Planejamento de Produto. Atualmente é professora do curso de Design na Universidade Estadual de Maringá.

lates

Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel

Bacharel em Desenho Industrial (Projeto de Produto), Mestre em Desenho Industrial e Doutora em Design, ambos na linha de pesquisa em Ergonomia. Líder do grupo de pesquisa "Ergonomia e Usabilidade de Produtos" no Diretório de Grupos do CNPQ. Possui 8 artigos publicados em periódicos científicos indexados (2 indexados internacionais), 94 trabalhos científicos publicados em anais de eventos (9 internacionais), e 7 capítulos de livros (2 internacionais). Orientou dois projetos premiados em concursos de design de produto e dois trabalhos científicos, sendo um como melhor trabalho da área e outro com menção honrosa. Atua como Professora Adjunta do Curso de Design do Produto, do Departamento de Design e Moda, da Universidade Estadual de Maringá UEM desde 2007.

lates

Dioclécio Moreira Camelo – coordenador adjunto

Possui pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), doutorado com título de Doutorado Europeu em Tecnología de la Innovación en Ingeniería del Producto y del Proceso pela Universitat Jaume I (Espanha), em colaboração com a Delft University of Technology, especialista em Tecnologia da Informação pelo CESF-FUCAPI (Brasil) e em Desenvolvimento de Sistemas pela UFAM (Brasil), e Designer de Produtos pela UFAM. Atualmente é professor adjunto do Curso de Design de Produtos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

lates

Fabiano Burgo

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná, graduado em Design Gráfico e especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente é Professor Assistente TIDE da Universidade Estadual de Maringá. Atua como docente do Curso de Graduação em Design de Produto, Coordenador do Laboratório de Design e Moda e pesquisador da área de design sustentável.

lates

Fabio Luiz Grassi – coordenador

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e em Tecnologia Em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Maringá.

lates

Maiara de Oliveira Santos

Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2015), Especialista em Design de Interiores pelo Centro Universitário Toledo e Graduada em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na área de Design, atuando principalmente com desenvolvimento de acessórios. Atua principalmente nas áreas de Design de produtos, Ergonomia e Gestão do Design.

lates

Marcelo Forcato

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2014), estudou o Design para o Comportamento Sustentável e o eco-feedback em lavadora de roupas da habitação de interesse social. Possui especialização em Projeto de Interiores pelo Centro Universitário de Maringá (2010) e graduação em Design pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professor colaborador do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá lecionando as disciplinas de Materiais Industriais, Projeto de Produto I, Desenho e Gestão do Design. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de móveis e maquetes eletrônicas de interiores residenciais e comerciais.

lates

Marcos Bernardo de Lima

Nasceu em Londrina/PR (01/05/1968), graduou-se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1988). Recebeu o prêmio Bom Desenho (1988), promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná-FIEP e Associação Profissional de Desenhistas Industriais do Paraná – APADI, com o projeto DUO – Bicicleta de lazer para adultos. Iniciou sua carreira docente aos 20 anos, como professor concursado do curso de Desenho Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET/PR (1989-1993). Paralelamente à vida acadêmica, atuou na Duomo Indústria de Acrílico e Fibra de Vidro Ltda (1988-90), participando do desenvolvimento dos primeiros terminais de automação bancária, tais como: terminais eletrônicos (saldo/ extrato e saque), cabines 24 horas (ATM) e terminais pontos de venda (PDV). Empreendedor pela NucleoTech & Personal Indústria e Comércio Ltda (1990-92) e depois pela Duo Bicicletas Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Bicicletas Ltda (1992-98), participou do desenvolvimento de diversos produtos do segmento de bicicletas, com repercussão nacional. As bicicletas Duo foram indicadas e selecionadas por profissionais da área de design, para concorrer ao selo de excelência da Bienal Brasileira de Design (1990) em duas categorias: transporte individual; e esporte, condicionamento físico e lazer. Na primeira categoria, classificou-se em segundo lugar. Durante residência no Japão (1996-2005) atuou em sistemas serigráficos mecanizados e automatizados, em chapas de circuito impresso, incluindo-se processos de exposição e revelação, na empresa Noda Screen (1996-2004), considerada a melhor impressão de circuitos do Japão. Trabalhou na área de injeção de alumínio e produção de sensores na empresa CKD International (2004-2005). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR (2008), na sub-área de Tecnologia e Interação, defendeu o tema: Dimensões sócio-culturais da tecnologia – A telefonia móvel celular no cotidiano das pessoas. Pesquisou a interação entre pessoas e tecnologias de informação e comunicação (TICs) baseadas em telefonia celular, dissertação recomendada para publicação pela banca avaliadora. Desenvolveu atividades de conferencista de projetos de mobiliário, no franqueador Florense Móveis de Londrina- PR (2008-2009). Atua como Técnico de Ensino Sênior e coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos (2017 – ) na Faculdade de Tecnologia Senai Londrina (8/2013 – ) e Professor Adjunto I na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2009 – )no curso de Desenho Industrial. Destaca-se o desenvolvimento do projeto físico do simulador de guindastes offshore para plataformas de petróleo Signos II (2014), utilizado pela BR Distribuidora (Petrobrás).

lates

Ricardo Tiradentes Barbosa

Sou professor da Universidade Estadual de Maringá desde 2003. Mestre em Design (Conceito 6) pela Escola de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual de São Paulo, Bauru em 2009. Área de Concentração: Design de Produto / Linha de Pesquisa: Design de Produto. O tema da dissertação foi Design & Prototipagem: Conhecimento e Prototipagem Rápida no Design Brasileiro. Especialista em Administração e Marketing para Serviços pela Universidade do Norte do Paraná em 1997. Graduado em Design Industrial pela Universidade do Norte do Paraná em 1997. Fui Coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Design em conformidade com a Portaria 853/2009-GRE de 08/2009 até 07/2010 e estive envolvido com atividades administrativas de interesse para a Instituição entre 07/2010 – 01/2013, sendo no período o Diretor do Campus Regional da Cianorte. Em 12/2017, terminei minha pesquisa institucional, coordenando o projeto de LEAD – Learning experiences for approaching design (Experiências de aprendizagem para se aproximar do design), envolvendo prototipagem rápida 3D em Desenho Industrial, no qual estudei as relações entre aprendizagem, linguagens de design e prototipagem rápida com alunos do 1º ano Design para entender o ensino-aprendizagem, conhecimento teórico versus experiência prática, bem como construir o repertório de conhecimentos, habilidades e técnicas. Atualmente, estou participando da Pesquisa de Design de Joalheria da Professora Cristina do Carmo Lucio Berrehil El Kattel. Tenho experiência em Design Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, prototipagem, fabricação digital, tecnologia e estratégias de aprendizado.

lates

Rodolfo Tsutomu Miyamoto

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2004). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá (2008). Professor do Curso de Design – Habilitação em Produto da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte desde 2007. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, informática, computadores, projetos e maquetes.

  lates

Vagner Basqueroto Martins

É mestre em Design Universidade Federal do Paraná (2016) e graduado em Design Gráfico e de Produto pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003). Tem experiência em ensino, pesquisa, design gráfico, editorial, web e materiais.

lates

Ex Professores do curso