R Descubra: o design, os sentidos, Cianorte…

Os encontros de Design já são tradição entre estudantes e o R (Encontro Regional dos Estudantes de Design) e o N (Encontro Nacional dos Estudantes de Design) são geralmente anuais e trazem diversos tipos de interação entre os acadêmicos encontristas e novas formas de pensar e projetar.

Em 2006 já havia ocorrido um R em Cianorte e a vontade de acabar com este hiato surgiu de conversas entre grupos de estudantes do Design da UEM e do Design Gráfico da UEL em 2017, no N de Curitiba e, em 2018, no N de Bauru, que discutiram a possibilidade de realizar outro R Sul, para atrair novamente olhares para a região. Foi uma longa discussão sobre quem seria a sede, se Cianorte ou Londrina, mas, a capital do vestuário foi definida como sede para o R 2019.

Assim nasceu o R Sul Cianorte de 2019, com a temática “Descubra”, que abordou a “descobrimento” do Design, dos sentidos e de Cianorte, focando na visibilidade dos cursos da cidade, já que não pertencem a um grande centro.

O encontro aconteceu dos dias 14 a 18 de novembro de 2019, e recebeu encontrista e convidados de Cianorte, Maringá, Apucarana, Londrina, Curitiba, Chapecó, Santa Maria, dentre outras da região sul, além de São Paulo e até de São Luís do Maranhão, envolvendo aproximadamente 200 pessoas. As atividades aconteceram no SESI de Cianorte e o alojamento no campus da UEM, também em Cianorte (pois é, a UEM está em Cianorte!!!).

O R buscou trazer uma grande variedade de assuntos, a fim de alinhar o conceito geral do evento e promover “descobertas” aos encontristas com diversos ramos do Design.

O que se ouviu na plenária final do R Descubra foi que o evento promoveu uma grande interação e acolhimento para com os encontristas, proporcionando conhecimento de qualidade e trazendo Cianorte e a UEM de volta ao mapa do Design brasileiro.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Publicado em Notícias