Ex-aluno do Design UEM fica em terceiro lugar em concurso da HUAWEI

No mês de junho, foi lançado o primeiro Concurso de Design de Emoji da Comunidade HUAWEI (“The 1st HUAWEI Community Emoji Design Contest”), que tinha como objetivo definir novos emotes/stickers/emojis para toda a comunidade da marca.

A HUAWEI é uma empresa multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações. Atualmente é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo.

Tivemos a ótima notícia de que um de nossos ex-alunos, Felipe Ishivatari, ficou com a terceira colocação com o seu conjunto de stickers “Daily Emotions”.

Entramos em contato com o Felipe a fim de entendermos melhor todo o processo por qual ele passou, seguem as suas palavras:

“Eu acabei descobrindo sobre o concurso sem querer, porque um dos jurados convidados era brasileiro e eu seguia ele no insta, o Leo Natsume. Ele é bem famoso pelos trabalhos que fez pro Google, Uber e outras marcas famosas. Logo que saiu o concurso ele divulgou e eu acabei decidindo participar.

O principal motivo de eu topar participar foi a proposta do material a ser criado. Meu estilo sempre foi puxado mais para o 2D, pra arte/ilustração vetorial simples, sempre seguindo um caminho mais fun e cartoon. Tudo isso casa muito bem com emojis e stickers hahaha. 

O processo criativo foi bem tranquilo, captei o breve briefing (dimensões, temática, quantidade, etc.) que a empresa passou e, como a temática era livre, decidi trabalhar com as emoções que passamos todos os dias.

Comecei com um brainstorm escrevendo todas as emoções cotidianas que lembrava, daí selecionei aquelas que, ao meu ver, mais se encaixavam em um sticker. Depois retirei as ideias muito óbvias ou muito complexas de executar. Consegui definir 12 ideias bem sólidas e comecei a fazer sketches bem básicos no papel, tentando captar a essência de cada emoção no meu estilo de desenho. Com todos os sketches definidos, refinei e detalhei cada um deles para então partir para o processo de digitalização do traço.

Depois de digitalizados, comecei o processo de vetorização das formas e pintura geral (eu uso o software Affinity Designer no iPad com a Apple Pencil). Depois que terminei toda a vetorização de um dos stickers, fiz uma paleta de cores básica para que todos os outros seguissem o mesmo padrão cromático. Com as cores definidas, apliquei as texturas nas formas para criar volume com sombra e luz. Por último, exportei os stickers e no Illustrator fiz a montagem com todos eles em uma página para envio. Essa etapa é essencial para ter o “big picture” do set, ver se está tudo coerente (cores, tamanhos, textos).

Acabei ficando em terceiro lugar com o meu set de stickers, bem próximo do segundo lugar hahaha. Foi uma experiência muito gratificante e recompensadora, nunca tinha criado algo especificamente nesse tema e acabei me divertindo bastante! Apesar de ser um concurso puramente gráfico, eu acabei aproveitando muito do que aprendi na universidade nessa área específica, principalmente no aspecto e apresentação visual que tanto nos cobravam! hehe” (ISHIVATARI, 2019).

Parabéns Felipe! Estamos sempre na torcida para o sucesso de quem já concluiu e dos que estão fazendo o curso de Design na UEM, esbanjando talento no Brasil e no mundo!

Publicado em Notícias