Design, profissão do futuro! Vestibular de Inverno UEM 2019!

O Design é um das profissões do futuro, segundo diversas reportagens que apontam que a demanda por profissionais criativos vem crescendo dia a dia (SEBRAE). Tudo isso por conta do crescimento da economia criativa, uma forma de realizar negócios que já movimenta em torno de R$155 bilhões em negócios no Brasil.

Então, se você está na fase de prestar o vestibular, ou conhece alguém que está pensando nisso, já deve ter imaginado quais são as profissões que farão sentido e que terão mercado. Esse é um pensamento também frequente daqueles que são responsáveis por jovens nessa fase de escolha.

Afinal de contas, é realmente uma escolha importante, que irá trazer consequências diretas e indiretas para as pessoas, mas é importante também, ter em mente que é uma decisão que deve ser tomada com tranquilidade, com pesquisa e informação.

Pensando nisso, resolvemos escrever esta matéria trazendo algumas informações sobre o Curso de Design e o mercado de trabalho para os Designers que se formam. Uma vez que todas as pessoas que cursam uma graduação acabam pensando nisso em algum momento – Como ganhar dinheiro? Onde trabalhar, e com o que?

Mulher com um sinal no rosto com um ponto de interrogação

O Curso de Design UEM – Cianorte-PR

O Curso de Design na UEM tem sua enfase no desenvolvimento de Produtos (Veículos, Móveis, Utensílios, Aparelhos, Ferramentas, Eletrodomésticos, ou seja, tudo que possa ser considerado produto). Além de contar com disciplinas que abrangem diversas áreas, como Design Gráfico, Interiores, Ergonomia, História da Arte e Design, Geometria, Plástica, Desenho, Jogos, Gestão, Fotografia, Sustentabilidade, etc.

Todo o conteúdo e disciplinas do curso, são pensados para proporcionar uma formação completa (teórica, crítica e prática), que possa trazer mais possibilidades aos estudantes, numa perspectiva ampla e interdisciplinar, a qual é um das características do Design como um todo.

As aulas do curso acontecem durante o dia, pois atualmente o curso é integral, mas a partir do segundo ano, já é possível iniciar estágios, que irão contribuir com o aprendizado e profissionalização das pessoas com a aplicação das técnicas e teorias no dia a dia do mercado, assim como já começar a ganhar alguma remuneração.

A grade curricular conta com disciplinas obrigatórias e optativas, em que as obrigatórias trazem assuntos relacionados ao currículo principal para a formação e as optativas, complementam e abordam temas que estejam em evidência na atualidade ou mesmo que professores do curso tenham conhecimento.

Já estão abertas as inscrições para o vestibular de inverno da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que ocorrem até o dia 08/05/2019, e a prova acontece nos dias 14 e 15/07/2019 em diversas cidades. Para realizar sua inscrição, basta acessar o link (Vestibular de Inverno) e seguir as instruções.

Em que áreas posso atuar?

Seta de direção no chão

O Design é uma área do conhecimento que possui diversas possibilidades de atuação, nas quais profissionais podem contribuir com suas habilidades e técnicas aprendidas na graduação. Trazendo assim, uma nova perspectiva sobre os mais diversos problemas que pessoas ou empresas possam estar enfrentando.

Uma breve lista mostra quais são as principais áreas de atuação:

Design de Produtos – Criação e desenvolvimentos de produtos;

Design Gráfico – Criação de peças gráficas como livros, revistas, cartazes, etc;

Design de Interiores – Harmonização de ambientes, criação de móveis e decoração;

Design de Web – Desenvolvimento de sites, aplicativos e sistemas;

Design de Jogos – Desenvolvimento de jogos físicos e virtuais;

Design de Interfaces – Criação e projetos de aplicativos e sistemas;

Design de Cinema – Maquiagens e efeitos especiais para o cinema;

Design de Inovação – Criação de soluções inovadoras para problemas do cotidiano;

Design de Serviços – Estruturando produtos e serviços em forma de experiências aos usuários;

Docência de Design – Ministrar aulas em cursos de graduação e pós;

Gestão de Marcas – Administração de marcas de empresas, cuidando das marcas.

Além dessa lista, existem diversas outras que poderiam ser citadas. Dessa forma, o Curso de Design, se torna uma opção muito interessante quanto às possibilidades de atuação profissional.

Onde conseguir estágio e/ou trabalho?

Jovem vestindo uma roupa azul. usando uma lupa. smili

É inegável que nas grandes cidades existam mais oportunidades de estágio ou mesmo de trabalho. Mas Cianorte e região possui uma gama interessante de empresas e áreas em que as pessoas que cursam Design na UEM podem atuar, desde os momentos iniciais da profissão até posições mais avançadas. Dessa forma, existem ótimas possibilidades em regiões além das capitais ou mesmo cidades de grande porte.

De qualquer forma, é importante ter atenção com centros de Design, como São Paulo, Curitiba, Arapongas, São Bento do Sul, dentre outras cidades que podem ser consideradas como centros de Design no Brasil, uma vez que acabam concentrando uma quantidade maior de empresas. Mas ainda assim, é possível encontrar oportunidades bem interessantes em cidades médias e pequenas, onde possa ter uma concentração de empresas de um mesmo setor, como em Cianorte, que possui diversas empresas de confecção, ou Joinville e região, com muitas indústrias de áreas diversas.

Outra forma de iniciar no mercado de trabalho, é através de estágios, que podem ser realizados em empresas através de contratos feitos direto na UEM ou pelo CIEE.

Publicado em Notícias