100 anos de Bauhaus! E o futuro para o Design?

Sendo um dos ícones mais importantes para o Design, a Bauhaus, assim como os profissionais que passaram pela instituição e passou por três lugares na Alemanha, e hoje é uma Universidade em funcionamento na cidade de Weimar e conta com cerca de 4080 alunos de diferentes nacionalidades.

Inicialmente com foco na criação de produtos de simples fabricação e manuseio, hoje concentra as pesquisas e desenvolvimentos no sentido de entender como as novas tecnologias exercem significado para a sociedade. Dessa forma, com discussões mais voltadas ao entendimento das relações de uso e produção.

Universidade Bauhaus em Weimar

Desde 1996, esta instituição em Weimar se chama Universidade Bauhaus. Ela foi fundada em 1919 por Walter Gropius, o sucessor de Henry van de Velde na direção da Academia de Belas-Artes do Grão-Ducado da Saxônia. O arquiteto Gropius elaborou o currículo e mudou o nome da instituição de ensino para Escola Estatal Bauhaus, onde ensinou a consonância entre arte e tecnologia.

Em meio às comemorações do centenário da Bauhaus, a Universidade vem desde 2018 realizando eventos, seminários e workshops para comemorar essa marca tão importante. Mas uma pergunta que pode ser feita, no sentido de realizarmos uma reflexão, é sobre qual é o futuro para o Design?

Dessa forma, podemos verificar que a profissão, é uma das que pertencem ao movimento que está ganhando corpo e volume dia a dia, o da Economia Criativa, que já movimenta em trono de R$155 bilhões, segundo dados do SEBRAE e já responde por volta de 2,5% do PIB do Brasil.

Assim, as possibilidades podem ser consideradas promissoras, já que o Design é um das profissões do futuro, uma vez que um de seus principais aspectos, é o da inovação, que está presente cada vez mais latente em produtos e serviços, especialmente na última década, com relação aos avanços tecnológicos que surgem a cada dia.

E você? Você mesmo! O que está pensando? Quer encarar desafios e realizar descobertas, estudar e trabalhar com um das profissões mais abrangentes do mercado e ainda estudar em uma Universidade de qualidade elevada?

Aproveite e faça sua inscrição para o Vestibular de Inverno UEM 2019!

Para realizar sua inscrição, acesse: Vestibular UEM

Inclusive esse ano é possível realizar a prova em mais de 10 cidades, como: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel (nova), Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba (nova), Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

Publicado em Notícias