Disciplinas Optativas – Novas oportunidades para 2019

Explorar os conhecimentos na universidade, com disciplinas oferecidas de forma optativas faz parte da formação do profissional, visando isso o Curso de design disponibiliza algumas disciplinas com tais características que agregam novos conhecimentos aos alunos, pensando nisso, compilamos as ementas e objetivos de cada uma.

Cada disciplina tem até o limite de 20 vagas, sendo possível a matrícula de alunos a partir do 2º ano.

DISCIPLINA: Design automotivo

  • EMENTA: Propiciar ao aluno uma visão geral do processo do desenvolvimento de um produto automotivo, focado nas fases iniciais de concepção e estilo. Apresentar a história do design automotivo, a evolução de suas técnicas e os itens de projeto inerentes à concepção de um automóvel, como projeto ergonômico, estilo, projeto de interior, modelagem computacional e integração entre o Design Industrial e o projeto de Engenharia.
  • OBJETIVOS: Habilitar o aluno para o desenvolvimento de projetos design automotivo.

DISCIPLINA: Fotografia

  • EMENTA: Fotografia, conceito e prática. Aspectos históricos, técnicos e estéticos da fotografia. Fotografia em estúdio.
  • OBJETIVOS: Introduzir os principais conceitos e técnicas de fotografia.

DISCIPLINA: Design de jogos de tabuleiro

  • EMENTA: Apresentar um panorama histórico do design de jogos de tabuleiro, aspectos da interação dos jogadores e conceitos de jogabilidade. Principais materiais e mercados de jogos de tabuleiro. Estudar metodologias de projeto e desenvolver jogos.
  • OBJETIVOS:Desenvolver projetos de jogos de tabuleiro.

DISCIPLINA: Design de embalagem

  • EMENTA: Apresentar um panorama histórico da embalagem. Estudar a embalagem no contexto do ciclo de vida de um produto. Estudar a embalagem em suas relações com o produto e com o consumidor. Apresentar os principais materiais e processos de produção de embalagens. Desenvolver projetos de design de embalagem.
  • OBJETIVOS: Desenvolver projetos de design de embalagem.

DISCIPLINA: Design de mobiliário

  • EMENTA: Teoria e prática do projeto de mobiliário. Evolução do mobiliário. Materiais utilizados na indústria de móveis, suas propriedades, tipos, dimensões comerciais, acabamentos e acessórios. Relação ambiente-objeto-usuário. Detalhamento pré-produção. Levantamento de custos e valores para venda. Produção de protótipos, mock-ups ou modelos de apresentação.
  • OBJETIVOS:Habilitar o aluno a prática projetual de mobiliário através de desenvolvimento de móveis desde as fases iniciais até as etapas de produção, custo e instalação.

DISCIPLINA: Sistemas mecânicos

  • EMENTA: Noções de projeto de elementos mecânicos a partir do estudo de resistência dos materiais e do método dos elementos finitos com uso de pacote computacional.
  • OBJETIVOS: Preparar o aluno para entender princípios do dimensionamento de elementos mecânicos e capacitá-lo a realizar simulações a fim de identificar a melhor geometria para produtos industriais.

DISCIPLINA: Marketing e pesquisa de mercado

  • EMENTA:Conceitos fundamentais em Marketing, Mercado, Demanda e Posicionamento de produto.
  • OBJETIVOS: Apresentar e aplicar as metodologias de pesquisa de mercado e sua utilidade para a tomada de decisões estratégicas de marketing.
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