Workshop MAiTE

Do dia 31 de junho a 02 de agosto, aconteceu na Universidade Estadual de Maringá – Cianorte o Workshop MAiTE, ministrado pela doutora Aline Teixeira de Souza, formada em Design de Produto pela UEM em 2006.

O objetivo do workshop, foi oferecer aos participantes novos métodos de projetar conceitos em produtos, a partir  da exploração de materiais autóctones (regionais) e das técnicas construtivas tradicionais (MAiTE) , destacando e qualificando características locais e preservando as questões sociais, ambientais, culturais e econômicas.

Durante os três dias do workshop, foi proposto aos alunos,  que  desenvolvessem um produto e apresentassem um estudo volumétrico do mesmo, através da escolha de uma região territorial e dos materiais mais utilizados nessa determinada região. A partir da escolha da região e do material, foram realizadas várias técnicas do método MAiTE  para definir o que seria o produto, qual o conceito que ele teria e como seriam os seus aspectos visuais (cores, estampas, texturas, etc…).

Ao final da atividade, os alunos fizeram mockups usando diversos tipos de materiais como papel, argila, entre outros. Com o auxílio de um projetor, os alunos projetaram nos mockups a imagem da estampa escolhida por cada um (também baseada na região definida). O resultado obtido foi muito interessante, confira a seguir os trabalhos feitos por alguns dos alunos.