Trote solidário 2017

Na última terça-feira, 23 de maio, ocorreu na Reitoria da Universidade Estadual de Maringá a premiação do Trote Solidário 2017, na qual o curso de Design ficou em segundo lugar, dividindo o pódio com os cursos de Engenharia de Produção ( 1º colocado ) e Engenharia Civil ( 3º colocado). O Trote solidário do Curso de Design foi organizado pelos alunos do segundo ano do curso em parceria com o Centro Acadêmico Bauhaus, e na premiação contou com 3 representantes para receber o prémio de R$1000,00 que será utilizado em prol do curso.

 “Conscientização acerca dos problemas enfrentados pelos idosos”, foi o tema escolhido pelo curso de design para o trote solidário de 2017 , onde foram desenvolvidas atividades que incluíam a visita a um lar de idosos e desenvolvimento de pôsteres lambe-lambe com artes e mensagens referentes ao tema. Além das atividades relacionadas ao tema, também foram realizadas atividades como: arrecadação e doação de roupas, produção de brinquedos e mutirão de limpeza na sala de prototipagem, e doação de sangue e de cabelo.
No dia 24 de abril, os alunos do curso foram ao Recanto dos Velhinhos de Cianorte, onde passaram o dia interagindo com as senhoras através de atividades de beleza, de música, passeio e oficina de pintura. Finalizando o dia também foi organizado pelos alunos uma festa de aniversário surpresa para uma das moradoras do lar. Além da visita ao Lar dos Velhinhos, foram desenvolvidos por um aluno alguns pôsteres lambe-lambe referentes à temática, que foram espalhados pela cidade de Cianorte. Também foi realizada uma pequena arrecadação de materiais de limpeza e fraldas geriátricas que foram entregues à instituição.

As roupas arrecadas entre os dias 3 e 25 de abril em prol da Campanha do Agasalho, foram entregues ao PROVOPAR (Programa do voluntariado paranaense) de Cianorte.

A produção de brinquedos é uma tradição do curso que ocorre há 7 anos, onde os veteranos auxiliam os calouros nas atividades. Este ano os brinquedos produzidos foram doados no dia 02 de maio, para a instituição SASBEMC (Sociedade de Assistência Social Beneficente Educacional e Maternal de Cianorte).
Para finalizar as atividades na sala de prototipagem também foi realizado pelos alunos um multirão de limpeza onde o piso e as janelas foram lavados e as mesas e equipamentos limpos, com o intuito de mostrar a importância e preservação da sala e seus equipamentos.

As doações de sangue e de cabelo também fazem parte da tradição do trote solidário do curso. Algumas alunas doaram seus cabelos para a instituição Interact Club Cianorte, e no dia 28 foi realizada a doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (Banco de Sangue) de Cianorte.
O departamento de design e moda da universidade estadual de Maringá parabeniza os mais de 40 alunos que em conjunto participaram desta ação solidária impactando positivamente a sociedade e promovendo a integração entre veteranos e calouros de maneira respeitosa e beneficiária tanto para os alunos quanto para as instituições que foram ajudadas.
Vídeo da visita ao lar dos velhinhos produzido pelos alunos.
Publicado em Notícias