Moda UEM: faça sua própria roupa!

uem costura

Frequência garantida, mesmo nas aulas aos sábados

A professora Maria Helena Ribeiro leciona, para o segundo ano,  as disciplina de Modelagem Plana e Laboratório de Confecção no Curso de Moda da UEM Cianorte e se viu diante de um desafio: como atrair os estudantes para as reposições que aconteceriam fora do horário normal das aulas? As reposições foram  em virtude do afastamento da Universidade durante dois meses por conta do teste seletivo, mas a criatividade da professora equacionou o problema. E a solução encontrada foi melhor que aquilo que ela poderia imaginar. A demanda foi significativa, inclusive com reposições aos sábados. “Tive a ideia de propor aos alunos que eles moldassem, cortasse e costurassem a própria roupa, através do projeto batizado como ‘Faça sua própria roupa’ “, explica Maria Helena ao juntar as duas disciplinas.

12794410_593105490840471_5642174674087180432_n

Na materia de Modelagem Plana pensou-se no modelo, na cor e no tecido que ia proporcionar o caimento desejado na peça. O aluno devia perceber qual tecido era ideal para o modelo pensado. Após a definição do tecido, plano ou malha, o aluno podia dar início ao traçado da modelagem que depende do material escolhido. “O traçado da modelagem dependo do material que vai ser usado. Isto é, se é tecido plano ou malha e se tem ou não elasticidade”, explica a professora.

“Após traçado o diagrama base na medida do corpo do aluno, este interpretava o modelo desejado para sua roupa.
Após esse processo entrou em cena a matéria de Laboratório de Confecção, em que os alunos cortavam e costuravam as peças”.

12800383_593105317507155_3336252307701242447_n

 

"Toda semana na faculdade nós moldamos e cortamos alguma coisa, mas quando a prof. Maria Helena começou com o projeto "Faça você mesmo" essas atividades se tornaram uma diversão! Você pensar, moldar, cortar e costurar sua própria roupa, além do aprendizado, é uma alegria sem tamanho! Esse projeto me mostrou que sou capaz de fazer muita coisa e cada vez que alguém fala "amei sua roupa" e eu respondo "foi eu que fiz" essa alegria e o prazer de fazer o que eu faço só aumenta!"

“Toda semana na faculdade nós moldamos e cortamos alguma coisa, mas quando a prof. Maria Helena começou com o projeto “Faça você mesmo” essas atividades se tornaram uma diversão! Você pensar, moldar, cortar e costurar sua própria roupa, além do aprendizado, é uma alegria sem tamanho! Esse projeto me mostrou que sou capaz de fazer muita coisa e cada vez que alguém fala “amei sua roupa” e eu respondo “foi eu que fiz” essa alegria e o prazer de fazer o que eu faço só aumenta!” Fabí Gazolla

 

Maria Helena

A professora Maria Helena ladeada pelas alunas que estarão ingressando no terceiro ano de Moda

Publicado em Notícias